Sobe
Desce

Obra Social


A Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro (www.obrasocial-rj.org.br) é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que, embora não-governamental, está ligada ao governo municipal, sendo presidida por Mariangeles Maia, primeira-dama da cidade do Rio de Janeiro.

Capta recursos, abre espaços de intervenção social e promove a integração entre os diferentes atores sociais, apoiando e incrementando eventos culturais e educativos, voltados para a família, o jovem, a criança e o idoso, sempre numa perspectiva inclusiva, como uma das formas de combater a violência.

Ações educativas e culturais, preparação para o mercado de trabalho, criação de equipamentos sociais para o atendimento localizado, integração com planos nacionais de enfrentamento da violência e da exclusão são estratégias da Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro.


Em sua quinta edição, Morar Mais® Rio se lança no desafio de decorar com Responsabilidade Social

Este ano, Morar Mais por menos® lança-se em um nobre desafio: ajudar a instituição filantrópica Pequena Cruzada de Santa Therezinha do Menino Jesus (www.pequenacruzada.org.br) a finalizar a obra de ampliação do educandário (iniciada em 1966), que atualmente atende 310 crianças. Com o objetivo de contribuir na formação sócio-educacional destes meninos e meninas, a obra social presidida pela Sra. Beatriz Sodré Martins Teixeira e dirigida por Maria Helena Pacheco da Silva enfrenta problemas em sua estrutura física por falta de recursos.

O trabalho de arquitetos, paisagistas, decoradores e urbanistas torna-se ainda mais significativo ao contribuir para a formação de 128 meninas em regime de semi-internato e 170 crianças que integram o Centro Educacional Pequena Cruzada.

O educandário oferece ensino fundamental, apoio pedagógico, além de aulas extras de judô, artes e religião. A partir da realização do Morar Mais®, a instituição ganha o apoio que faltava para seguir em frente com suas atividades sociais. Promover a inclusão social deve ser uma ação presente e permanente entre todos. Morar Mais® apóia esta idéia.

“A escolha da Pequena Cruzada como sede da mostra Morar Mais® foi uma feliz coincidência, pois vem de encontro ao mote que já havíamos definido para a 5ª edição: decoração com foco na inclusão social”, conta Lígia Schuback. Além de pesquisar soluções, produtos e materiais sustentáves para seus projetos, os arquitetos deverão firmar parcerias com cooperativas ou ONGs voltadas para a inclusão de artesãos no mercado formal, gerando oportunidade, visibilidade e renda para esses profissionais de talento.