Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 Pioneira em Sustentabilidade


Rio '09
CLIQUE E SAIBA COMO CHEGAR


Lista de Empresas participantes do Morar Mais
   Empresas na Zona Oeste do Rio de Janeiro          Empresas na Zona Sul do Rio de Janeiro
   Empresas no Centro do Rio de Janeiro          Empresas na Zona Morte do Rio de Janeiro
Empresas em outras localidades do Rio de Janeiro

Como o SEBRAE pode ser no desenvolvimento de micro empresas do setor?
O SEBRAE atua apoiando o desenvolvimento de empresas através de programas e atividades voltadas para melhorar a competitividade e sustentabilidade delas. O SEBRAE/RJ e demais parceiros envolvidos na governança de um projeto, estrutura, em conjunto com a liderança empresarial, uma planejamento estratégico para o pólo (por exemplo: setor moveleiro), onde são listadas ações de mercado, design, inovação tecnológica, entre outras para estimular o crescimento das empresas e do segmento.

Qual a importância e objetivo em participar de um projeto como o Morar Mais por menos®?
O Morar Mais® reúne mais de 90 arquitetos, permitindo que os elos da cadeia produtiva de materiais de interiores e os projetistas se relacionem, troquem informações e realizem negócios. O evento em si apresenta uma grande vantagem no que diz respeito a acessar novos mercados para a indústria fluminense. Este evento funciona como um catalisador de parcerias e negócios no segmento de interiores, dinamizando e valorizando a indústria fluminense nesta importante cadeia produtiva.

Explique um pouco sobre a convergência setorial para o setor moveleiro.
A convergência setorial para este setor está ligada à inovação. Atualmente o móvel não é produzido somente de madeira. E a convergência setorial mostra inúmeras possibilidades que podem ser utilizadas na produção de mobiliário, como aplicação de mármores e granitos nos móveis, até tecidos e impressão gráfica. Essa integração entre os setores da indústria e o quanto um pode se beneficiar do outro – essa troca é a essência da convergência setorial. Buscar a convergência é apostar na força da união e descobrir as interseções entre setores. Novidades em forma de produção, matérias-primas, tecnologias e pontos de vendas podem ser alcançados com esse modelo – isso é um estímulo para o mercado carioca.

O que são as APLs e como o SEBRAE está inserido neste processo, qual a relação como setor moveleiro?
APLs – Arranjos produtivos locais são concentrações de empresas, num mesmo território, exercendo a mesma atividade econômica industrial. O SEBRAE/RJ atua em projetos com foco nas empresas que estão inseridas nos APLs. O setor moveleiro tem forte expressividade e representatividade, por exemplo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e Baixada Fluminense.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

“Estar próxima de nossos clientes e em sintonia com suas necessidades é o que impulsiona a Caixa a se firmar com parceiros que busquem este mesmo ideal.

O Morar Mais® oferece soluções inteligentes para decorar e, ao mesmo tempo, desmistifica a idéia de que somente um público de alta renda pode usufruir de um ambiente bem planejado e decorado.

Para a Caixa, é importante estreitar o relacionamento com esta categoria profissional e é pensando na importância destes no dia-a-dia dos brasileiros que a empresa, assim como o Morar Mais® busca de maneira simples proporcionar um ambiente onde a pessoa viva com qualidade. Morar Mais® proporciona a união do interesse com o interessado.”

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Qual a importância do Morar Mais® neste processo?

Nosso Sindicato sente-se honrado em participar junto com nossas associadas empresas do ramo moveleiro, de evento de tamanha monta por razões de ordem vária, senão vejamos:

A uma, porque promove além das entidades de classe, também a federação que a elas dão suporte;
A duas, porque envolve autoridades públicas que se integram diretamente com o ramo do mobiliário;
A três, porque promove uma união entre entidades de apoio à cultura dentro do ramo moveleiro e decoração;
A quarta, porque proporciona condições de empresas de pequeno porte, que sem lojas comerciais instaladas, tem oportunidade de mostrar os seus produtos e valores para o consumidor final,
arquitetos e decoradores, além de inúmeras outras benécias a esse ramo da arte.

Assim, realizações como essa, engrandecem não só as indústrias moveleiras como também seus líderes e representantes, que se vêem integradas, num objetivo comum, o sucesso.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Simpatizo bastante com a idéia de um evento que se mostre avesso aos estrangeirismos e enaltece a brasilidade. Além disso, gosto ainda da proposta do Morar Mais por menos® de mostrar ao público que o arquiteto, designer de interiores, decorador ou paisagista são grandes colaboradores na arte de viver com conforto, charme e sofisticação, porém, sem nunca perder de vista as reais possibilidades financeiras do cliente.

Os projetos apresentados no evento dão conta de que o melhor não tem que ser necessariamente o mais caro. Ou ainda, o orçamento final pode ser ajustado ao bolso de cada um.

Pesquisando novidades, soluções e preços, o bom profissional será capaz de usar todo o seu conhecimento com criatividade e bom gosto, sem necessariamente obrigar seu cliente a gastar muito.

Abrir novos mercados, democratizar o design e estar atento a produtos que não agridam a natureza são atitudes muito bem vindas ao mundo de hoje.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A minha história de morar mais por menos se confunde com a desse evento maravilhoso. Em agosto de 2004, quando foi realizada a primeira edição da mostra, eu estava no auge dos preparativos para a minha mudança, que se daria em menos de um mês. Finalmente saía da casa dos pais para realizar o sonho de morar sozinha.

Buscava alternativas charmosas, econômicas e exclusivas. Me lembro bem de como visitei os ambientes da Morar Mais por menos® com bloco e caneta em punho, excitada e determinada a incorporar o maior número de dicas possíveis. Independentemente do orçamento que trazia em meu bolso, as minhas escolhas foram caminhando, e na direção certa. Ali estava refinando o meu olhar e descobrindo um mundo novo.

A decoração de um lar deve ser uma extensão da personalidade de seu habitante. Um evento como esse ajuda as pessoas a se conhecerem melhor. Saber reconhecer o que você não quer é tão importante quanto topar com um ambiente que nos diz: “isso tem a minha cara”. As boas propostas nos inspiram a fazer grandes escolhas, com o melhor custo-benefício, e até nos encorajam a contratar aquele determinado profissional.

Retornei em cada um desses cinco anos e sempre encontrei novas soluções. Agradeço às organizadoras da Morar Mais por menos® e a todos os talentosos arquitetos e decoradores que me mostraram formas de viver melhor.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

“A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços trabalha o design como agregador de valor e de competitividade a diversos produtos, em especial aos móveis fluminenses. É com esse conceito somado à política de incentivo e atração de novas empresas que tentamos fomentar toda a cadeia produtiva e alavancar essa indústria.

Atualmente, o Rio de Janeiro conta com 450 escritórios de design, sendo que alguns com carteira de clientes em todo o país e no exterior. Transferir o reconhecimento dos designers fluminenses para a indústria moveleira é fator fundamental para o sucesso da política de incentivo promovida pelo Governo Cabral.

Nesse contexto, o Morar Mais por Menos®, que destaca o talento, a criatividade e a competência do profissional brasileiro, é de grande importância para difundir o valor do design em móveis. O evento tem outra característica fundamental para o momento de retomada do setor fluminense quando mostra que modernidade, sofisticação e praticidade podem estar associadas a preços acessíveis”.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player